Compliance Tributário

O que é Compliance Tributário e como isso afeta o seu negócio?

O que é compliance tributário? Já ouviu falar nesse termo, cada vez mais comum nas empresas brasileiras. Descubra agora como preparar o seu negócio para um ambiente onde as cargas tributárias são altas e os processos fiscais complexos!

Tenha um grande auxílio para que o seu negócio não fique sufocado em um mar de processos fiscais!

O que é o Compliance Tributário?

Podemos definir o compliance tributário como um serviço aplicado pelos escritórios de contabilidade com o objetivo de avaliar e organizar os seus processos fiscais, para que os mesmos estejam em conformidade com a lei, assim como o nome sugere — em inglês compliance significa conformidade.

Mas, na prática, como isto realmente te ajuda?

Para deixar o termo mais tangível, vamos exemplificar uma situação mais comum do cotidiano organizacional de algumas empresas. Imagine que, devido ao aumento na demanda de pedidos do seu produto ou serviço, seu setor de faturamento ficou sobrecarregado e acabou por cometer algumas falhas na emissão de notas fiscais.

Não é o fim do mundo! Porém, é um problema que, se não for corrigido, acaba por se tornar uma bola de neve. E aposto que problemas acumulados, ainda mais no seu setor fiscal, não sejam o melhor remédio para a saúde do seu negócio.

Por isso, com o auxílio do Compliance Tributário, é possível ter o controle dos seus processos fiscais e deixar a sua empresa nos termos da lei!

Por que aplicar o Compliance no meu negócio?

Fora o exemplo citado acima, se a sua empresa estiver se identificando com os seguintes problemas:

  • O calendário de obrigações Fiscais está lotado;
  • A empresa está focada unicamente em entregar os documentos no prazo, sem se focar na qualidade das informações.

É aconselhável que você busque aplicar este método em seu negócio! Para isto, é necessário entrar em contato com um escritório que possua esta expertise e consiga entregar os seguintes benefícios para o seu empreendimento:

  • Ter o controle das obrigações fiscais a serem entregues em suas respectivas datas;
  • Armazenamento de arquivos digitais. Tais como XMLs, NFEs, entre outros;
  • Acesso às obrigações exigidas pelo FISCO;
  • Acompanhamento de CNDs;

Outro ponto muito interessante da aplicação do Compliance Tributário no seu negócio é que, com a gestão dos seus processos fiscais e a entrega de informações corretas dentro do prazo, é possível obter uma redução nas despesas da sua empresa, diminuindo a incidência de multas.

Como aplicar um Compliance efetivo?

Para a aplicação de um compliance tributário em sua empresa é preciso realizar:

  • Uma matriz tributária, possibilitando, desta forma, um controle maior sobre os seus impostos, pagando-os corretamente e beneficiando-se de possíveis diminuições na alíquota de tributação;
  • Uma agenda tributária, tendo o controle de todas as suas obrigações fiscais e acessórias a serem prestadas;
  • Aprimoramento no processo de entrega de informações, desta forma as especificações exigidas pelo Fisco são adotadas e os dados não são entregues de forma errada ou inconsistente;
  • A aplicação de ferramentas que possam te auxiliar a gerenciar as informações e reduzir o trabalho feito pelos profissionais responsáveis pelo setor fiscal, o que pode resultar em erros que prolongam o tempo de realização dos processos.

Então, na hora de aplicar o compliance tributário no seu negócio, entre em contato conosco! Nós podemos te ajudar a estruturar os processos contábeis da sua empresa e garantir que você esteja em dia com a lei!

Sucesso até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *