Viabilidade Financeira Sp

Viabilidade Financeira: a importâancia da Gestão Contábil na Construção Civil

“Uma Gestão Contábil eficiente e a viabilidade de financeira dos projetos  é o que garante a competitividade das construtoras em momentos de crise”

Com o crescimento exponencial da população em todo o planeta, o ramo da construção civil vêm a  cada dia mais se tornando fundamental para o crescimento e o desenvolvimento das grandes metrópoles mundo à fora. No Brasil não é diferente. Este nicho de mercado tem atraído cada dia mais empreendedores devido às inúmeras possibilidades de novos empreendimentos diretos e derivados deste mercado.

As inúmeras possibilidades – seja na construção de  edifícios ou moradias populares, empreendimentos comerciais, como os Shoppings Centers, ou ainda na construção de edificações públicas – exigem das construtoras e incorporadoras um controle cada vez maior dos processos produtivos e principalmente da gestão financeira de uma obra, pois, o controle financeiro é o que trará uma visão holística sobre o sucesso ou o fracasso de um projeto. Sendo assim, a contabilidade gerencial para construtoras é crucial para que os gestores de uma obra tenham total garantia sobre a viabilidade financeira da mesma.

No entanto, a crise financeira que assola o país têm provocado uma desaceleração do setor imobiliário, o que gera impactos enormes no desenvolvimento de novos projetos. Logo, algumas ações são imprescindíveis para garantir o sucesso e a retomada do crescimento deste mercado no país.

Sua construtora está atenta às necessidades de uma gestão contábil eficiente para se  ter visão total sobre a viabilidade financeira total de uma obra? Então, fique atento ao que preparamos neste post, pois,  você entenderá a importância da gestão contábil para obtenção da viabilidade financeira na construção civil e como tornar isso um processo rotineiro em seus projetos.

Você sabe o que significa o termo Viabilidade Financeira?

Viabilidade é a análise de como um projeto pode ser concluído, análise esta que explica os fatores que o afetam, tais como, fatores econômicos, tecnológicos, legais e de programação. Os gerentes de projetos utilizam estudos de viabilidade para determinar potenciais resultados positivos e negativos de um projeto antes de investirem tempo e dinheiro no mesmo.

Todo negócio sobrevive de lucros, e no segmento de construção civil, não poderia ser diferente.

Controlar todas as movimentações financeiras, as contas a receber e as contas a pagar, através de análises contábeis traz a oportunidade de visualizar o futuro do negócio. Essa visão é atribuída à contabilidade de custos – o que se torna imprescindível para as empresas em todos os segmentos, ainda mais nos segmentos de riscos e que envolvem a necessidade de uma análise minuciosa de viabilidade financeira, pois sobrevivem do fluxo de caixa e de dinheiro de terceiros.

Os riscos do setor

Assim como qualquer empresa, o segmento de construção civil tem seus prós e contras perante o mercado.

Além da crise econômica que gera riscos a todos os segmentos empresariais, outros fatores podem trazer impactos diretos ao setor, como por exemplo, o embargo da obra, a mão de obra desqualificada, os custos dos materiais entre outros.

As construtoras geralmente trabalham com recursos de terceiros, no caso instituições bancárias, o que remete ainda mais riscos, caso o negócio não seja muito bem ordenado.

A alta dos valores dos materiais para construção, por exemplo, é um importante fator a ser levado em consideração numa análise de viabilidade financeira de uma obra.

Além disso, mão de obra qualificada, a análise constante do fluxo de caixa, os trabalhos para redução dos custos, a manutenção contínua dos equipamentos a serem utilizados na obra, a logística bem planejada e o controle de gastos sem comprometimento da qualidade, se tornam condições imprescindíveis no setor.

A necessidade da Gestão Contábil para a Viabilidade Financeira

Gestão Contábil é imprescindível para o controle, visualização e contenção de problemas futuros. Isso porque é através da Gestão Contábil que se torna possível analisar as condições atuais e projetar as necessidades eventuais que podem propiciar momentos de criticidades.

Uma gestão contábil eficiente traz respostas imediatas da situação atual através do controle das principais necessidades para a sobrevivência dos negócios, como por exemplo:

  • Controle total dos custos envolvidos no projeto;
  • Controle de despesas fixas e variáveis para elaboração do empreendimento;
  • Controle das entradas
  • Controle de entradas futuras,
  • Controle de pagamentos

Com a análise dessas informações, a viabilidade financeira se torna uma importante ferramenta de controle, trazendo subsídios para as tomadas de decisões importantes para o inicio e a conclusão de uma obra.

A contabilidade no gerenciamento do negócio

Portanto, a contabilidade é a principal aliada à saúde financeira de todos os negócios. Através de um controle contábil rígido, eficiente e direcionado na construção civil, é possível se obter resultados  reais de aferição da saúde financeira de qualquer projeto e ainda proporciona a visão da viabilidade financeira de situações futuras que podem comprometer o bom andamento dos mesmos.

Somente com essas ações é possível se obter a viabilidade financeira de uma obra evitando os riscos de se ter prejuízos.

Adotar um controle contábil e contar sempre com profissionais especializados em contabilidade para a construção civil, é mais do que um plano de melhoria para a retomada de crescimento do setor, é uma necessidade cada vez mais evidente mediante as condições mercadológicas sazonais estabelecidas pela crise no segmento da construção civil.

Não perca oportunidades de novos projetos, tenha análises precisas de viabilidade financeira de seus projetos. Adote hoje mesmo processos de contabilidade gerencial para cada uma de suas obras e aumente sua credibilidade perante o mercado.

Sucesso em seu empreendimento!

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *